sábado, 9 de fevereiro de 2013

CARNAVAL



Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C. É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque.
O carnaval do Rio de Janeiro está atualmente no Guinness Book como o maior carnaval do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas, por dia, nos blocos de rua da cidade. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.




 
Um fato bem interessante sobre as festividades do carnaval é a possibilidade de usar máscaras ou fantasias que lhe permitem ser outra pessoa, ser irreconhecível. Antigamente nas festas a fantasia e mesmo nas ruas víamos muitas pessoas com máscaras e blocos inteiros disfarçados. Hoje ainda existem as pessoas que se disfarçam para brincar o carnaval, mas os blocos atuais já não são assim.
Interessante que Veneza é célebre pela confecção de máscaras, algumas finíssimas de porcelana e com decorações variadas e não se pensa em Carnaval de Veneza sem fantasias de época e máscaras. Entretanto o uso de máscaras em Veneza não se originou na comemoração do carnaval, mas era usada desde muito tempo no dia a dia não se sabe com que finalidade. Uns acreditam que foi mesmo a necessidade de anonimato principalmente por parte da nobreza pois a divisão de castas era muito rígida. Este uso começou a ser regulamentado pelo governo devido a abusos que começaram a surgir e o pouco que se sabe sobre este uso vem destas leis e proibições.
O Carnaval de Veneza surgiu lá pelo século XV mas foi proibido quando Napoleão assinou o decreto do Campo Fórmio em 1779 e só foi novamente legalizado em 1979. Hoje ele é considerado principalmente uma festa para turistas embora as máscaras sejam uma arte prestigiada em Veneza e a melhor das lembranças que se pode trazer de lá. Antes de usadas no Carnaval o anonimato dos nobres era assim conseguido para que pudessem se misturar com o povo nas ruas. Estas máscaras eram brancas e nas primeiras festas do carnaval eram usadas com roupas pretas e depois as cores das roupas foram se diversificando mas a máscara predominante é a branca original, embora algumas possam ser decoradas com folhas de ouro.
O estilo das máscaras venezianas em sua origem é interessante. A mais antiga e original é a Bauta, que cobria o rosto todo com queixo quadrado forte e sem boca, bem masculina e transmitia autoridade. A colombina e a do médico da peste. Esta é interessante pois tem um longo nariz que parece um funil. Era uma máscara usada de fato pelos médicos na Europa em épocas de peste e neste nariz se colocava ramos de ervas aromáticas como alecrim, lavanda etc. Não é de estranhar que as pessoas não quisessem mostrar a própria face nas festas de carnaval mas é de fato intrigante este uso de máscaras fora dele comum em algumas épocas na Europa e principalmente em Veneza.


 
E nesse espírito de folia que vou passar algumas receitas para aproveitar melhor o carnaval de estômago cheio, com isso evitando os danos da famosa ressaca...


PICADINHO DE CARNE COM FAROFA DE ALHO

Ingredientes

500g de contra-filé
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (a gosto)
25g de manteiga (1/8 de barra)
35ml de cachaça

4 dentes de alho
25g de manteiga (1/8 de barra)
½ xícara de farinha de mandioca

Como fazer o picadinho de carne

Tire a capa de gordura da carne e corte o contra-filé em tiras pequenas. Tempere com sal e pimenta, e reserve. Em uma frigideira bem quente, derreta 25g de manteiga e espere derreter. Não tem problema se queimar um pouquinho a manteiga, porque isso dá mais sabor ao prato. Espalhe bem a carne e deixe selar por 2 minutos, sem mexer. Depois disso, mexa bem e deixe cozinhar mais 3 minutos ainda em fogo alto, até que todo o suco da carne evapore e reste apenas a gordura. Adicione a cachaça e incline a frigideira para que a bebida entre em contato com a chama. Espere o fogo se apagar sozinho, pois isso significa que o álcool já evaporou por completo, e sirva.

Como fazer a farofa de alho

Descasque e corte o alho em lâminas. Em fogo baixo, coloque o alho e 25g de manteiga em uma frigideira, mexendo sempre até que o alho fique douradinho. Cuide para não queimar. Adicione a farinha de mandioca e mexa, por 5 minutos, até que a farofa fique douradinha.

 

 


ANÉIS DE CEBOLA EMPANADOS

Ingredientes

2 cebolas graúdas
1/2 litro de óleo de soja
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de água

Massa

1 e 1/3 xícaras de farinha de trigo
2 ovos
1 colher (sopa) de óleo
sal
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
3/4 de xícara de cerveja sem gás                   

Como fazer os anéis de cebola

Descasque as cebolas, corte-as em fatias de ½ cm e separe em anéis.
Em uma tigela, misture o leite à água e coloque os anéis de cebola. Deixe repousar na geladeira por 3 horas.
Separe os ovos. Prepare a massa peneirando a farinha com o sal e a pimenta-do-reino. Acrescente as gemas e o óleo, misture bem e vá acrescentando lentamente a cerveja, misturando bem para obter uma massa lisa e homogênea. Coloque na geladeira para descansar por 3 horas.
Escorra as cebolas da mistura leite e água e seque os anéis levemente com papel absorvente. Bata levemente as claras reservadas e acrescente à massa. Misture bem e coloque os anéis de cebola na tigela com a massa.
Coloque o óleo em uma pequena panela e leve ao fogo para aquecer. Com um garfo, vá retirando os anéis de cebola da massa deixando escorrer o excesso da massa. Coloque-os aos poucos no óleo quente e frite até que estejam bem dourados. Escorra em papel absorvente e sirva quente.
 
 
 
BATATA RECHEADA COM FRANGO
 
Ingredientes
 
Batata Astérix Grande (Aquela rosinha)
1 peito de frango cozido (recheio p/ 3 batatas)
1 lata de Milho
Requeijão Cremoso
Pimenta do Reino Preta
Salsa Desidratada
Caldo de Galinha
Água e Azeite
Papel Toalha
Papel Alumínio
 
Como fazer a batata recheada
 
Lave bem as batatas, faça alguns furos em sua superfície com a ajuda de um garfo.
Leve as batatas ao forno para assar embrulhadas no papel laminado.
Desfie o frango com a ajuda de um garfo ou com as mãos, e refogue ele com azeite, junte a pimenta do reino, a salsa e o caldo de galinha, coloque um pouco de água para ajudar a refogar e dissolver o caldo de galinha.
Adicione o milho e o requeijão cremoso e mexa até ficar tudo uniforme e cremoso.
Após as batatas assadas faça uma corte em cruz no meio da batata, segure em suas extremidades e pressione com a mão para que ela abra, retire o excesso de polpa da batata e recheie.
 
 
 
 
DRINKS
 
LACTOBACILOS BÊBADOS
 
Ingredientes

1 garrafinha de Yakult (80 ml)
80 ml de Vodka
2 colheres de sopa de Leite Condensado
Canela em pó
Gelo

Como Fazer

Bata os ingredientes no liquidificador, ou bata muito bem na coqueteleira. Polvilhe um pouco de canela e sirva num copo Old Fashioned Glass (O copo de servir Whiskey), com gelo.



ADRENALINA

Ingredientes

300 ml de Vodka
150 ml de Creme de menta
200 g de Leite condensado
Gelo picado a gosto

Como Fazer

Bata no liquidificador a vodka, o creme de menta e o leite condensado por 10 segundos.
Acrescente o gelo e bata por mais 10 segundos,sirva...



IDEIAS CRIATIVAS





Dicas da Júlia.




 
 
 
 
Dicas Drinks

A variação “Lactobacilos Kamikazes”, leva Sakê eu diminuiria a proporção de 1:1 para 2 de yakult:1 de sakê.
 
Você pode decorar o copo com calda de sorvete de chocolate, mas cuidado pro drink não ficar doce demais.
 
Use umas folhas de menta pra decorar. se não achar, pode ser de hortelã.
Não beba rápido demais.
 
Dicas Aperitivos
 
As batatas podem ser recheadas por molho bolonhesa, quatro queijos ou strogonoff de carne.
 
Para deixar o interior com sabor, coloque manteiga com ervas(salsinha e cuentro picado).
 
Você pode trocar a farinha de mandioca pela farinha de milho, ou meio a meio, fica muito bom também.
 
Pedaços de bacon e ovo vão enriquecer sua farofa.
 

"Bon Appetit"




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário